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Vamos falar sobre e-mail marketing?

O e-mail marketing é essencial em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Com envios segmentados e relevantes, sua empresa é capaz de engajar os consumidores em torno da sua marca, mantê-los informados sobre seus conteúdos e fazê-los avançar no funil de vendas até a compra.

Embora o e-mail marketing seja muito vinculado a uma abordagem promocional e comercial, ele vai muito além disso em uma estratégia.

Perceba, primeiramente, a comunicação direta com o consumidor que o e-mail permite. Quando um consumidor fornece seu contato, ele dá abertura para essa conversa.

Uma vez que o próprio consumidor está aberto ao diálogo, o e-mail marketing pode desempenhar uma série de papéis. Conheça alguns deles:

 

Estreitar relacionamentos

E-mail marketing é uma ótima ferramenta para manter o diálogo com seu cliente ou prospect, antes, durante e após sua venda.

O cliente satisfeito que se mantém em contato com você tem mais chances de voltar a comprar e de se tornar um promotor da marca dentro da sua rede.

 

Segmentação de conteúdo

O e-mail marketing permite uma comunicação one-to-one, ou seja, uma conversa direta entre duas pessoas.

Assim, você pode oferecer conteúdos mais relevantes para cada lead, de acordo com informações que ele fornece, como idade, gênero, interesses, histórico de compra etc.

O poder de segmentação é um grande benefício.

 

Baixo Investimento

Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é o seu custo. Em comparação com canais de comunicação tradicionais, os valores pagos com marketing são ínfimos.

 

Fácil de compartilhar

Os assinantes podem enviar promoções e novidades de sua marca para seus amigos com apenas um clique, o que, além de impulsionar as vendas, é excelente para o seu negócio. É o famoso boca-a-boca, no contexto digital.

 

Promoções

Um dos grandes trunfos de e-mail marketing é sua eficiência em relação ao impulso de compra do cliente. Muitas vezes uma chamada tentadora e um link direto para a venda são o suficiente para que o consumidor feche uma compra em poucos cliques. O e-commerce vem crescendo no Brasil, que tal aproveitar essa tendência?

 

Pesquisas e feedbacks

Pedir aos seus clientes que enviem feedbacks sobre o que acharam dos seus produtos ou serviços prestados é uma ótima forma de engajamento e interação.

Os feedbacks também ajudam a descobrir o que precisa ser melhorado, dando oportunidade à empresa de modificar suas estratégias e evitar a perda de clientes pós-venda.

Além disso, esse contato mostra que você é uma pessoa interessada e preocupada com as necessidades dos clientes. Isso faz com que ele se sinta acolhido e respeitado.

 

Relatórios

Os relatórios permitem saber com precisão quantos e-mails foram abertos e quais links foram clicados, quais regiões do mundo estão acessando esses e-mails, qual a plataforma utilizada, entre outros dados. Ou seja, por meio dos números, é possível ajustar a estratégia e lançar mão de ferramentas mais eficazes na relação com os clientes ou público-alvo da empresa.

 

Você acabou de descobrir por que o e-mail marketing ainda é a melhor prática para vender mais, gastando menos, no ambiente digital.

Que tal usar essa ferramenta a favor da sua empresa?

Entre em contato e conversamos sobre como podemos utilizar essa ferramenta na estratégia da sua empresa.